Portugal na SIGEP Bread Cup

Entre os dias 21 e 25 de Janeiro viajei até Rimini, Itália, para fazer parte da equipa portuguesa na SIGEP BREAD CUP. A SIGEP BREAD CUP é uma competição que defende o conhecimento e os métodos artesanais usados na panificação, procurando transmitir e manter esse conceito à actualidade. Pomove, igualmente, a partilha entre as equipas dos países concorrentes, dos saberes, das ideias, dos métodos, das confecções próprias de cada um.

 

Foram realizadas quatro provas, uma em cada dia, com o tema geral Gostos e Sabores do Mundo - a prova do pão tradicional de cada país (onde apresentamos a broa de milho); a prova do pão saudável (apresentamos um pão com farinha de soja, farinha de linhaça e uma mistura de sementes); a prova da sobremesa tradicional de forno (apresentamos a Queijada de Pereira) e a prova da peça artística. Esta, resultou de um trabalho diário e realizada em massa-morta. Como o tema geral da peça aludia à Tradição Musical do País, a escolha recaiu sobre o Fado.

 

Apesar do nosso esforço, empenho, dedicação, não só durante o evento, mas também nos dois meses que o antecederam, ficamos na 7ª Posição.

 

A equipa portuguesa: Américo Couto, o nosso Capitão; Luís Almeida, o responsável pela peça artística; José Carlos Costa, o responsável pelo pão; e eu, Tânia Ferreira, responsável pela pastelaria.

 

Para mim foi a realização de um sonho!

Só foi possível graças ao Sr. António Fontes, Presidente da AIPAN, que desde o início acreditou em mim. Ao Sr. Américo, o melhor capitão, sempre generoso e amável, que não me deixou desanimar. Ao Luís pela partilha da arte. E ao Zé, um dos melhores padeiros e companheiros.

 

 

 

 

 

 

publicado por Graellsia às 00:17 | comentar | favorito