8 comentários:

Por vezes é sobrestimado os sabores do passado. Por muito que tentemos fazer a receita com os mesmos ingredientes nunca sabe ao que já experimentamos saborear vezes sem conta.
Mas por vezes é psicológico.

Adoro broa. Quentinha com manteiga, fresquinha a mergulhar no azeite do bacalhau, torrada ou frita é sempre bem vinda uma boa broa.

Bjinhos,
Sofia Apóstolo a 5 de Fevereiro de 2012 às 09:06
Como eu Sofia. Adoro broa! Com manteiga, azeite, torrada, frita, ... com chouriça, sardinha, torresmos,... chocolate, doce, ... Broa é uma delícia! : )
Graellsia a 8 de Fevereiro de 2012 às 22:59
adoro broa de milho branco, tentei fazer várias vezes mas fica sempre a saber a fermento. vou experimentar a sua receita. a levedura é seca?
sara a 5 de Fevereiro de 2012 às 21:24
Sara, normalmente uso levedura fresca. A levedura seca tem um poder de fermentação três vezes superior em relação à levedura fresca prensada.
Graellsia a 8 de Fevereiro de 2012 às 22:55
Fascinante descrição, vivida, muito ancestral que me fez reviver igualmente a minha infançia!!!
Não me lembro das espreçoes baquear/padejar. Mas sei o que é. Pode ser visto neste video aos 5 minutos e 10s.

http://www.youtube.com/watch?v=HI70zl_V8tI&feature=related

O paladar não é só psicologico. O milho; a temperatura do forno; o tipo de lenha: vides, pinho, oliveira... a quantidade de farinha de trigo ou centeio que se adiciona, no caso é 20%, tem muita influência.
Vou experimentar a sua receita. Porque até agora, tenho feito com mais trigo ;)
Obrigado,
RuiC
RuiC a 7 de Fevereiro de 2012 às 23:48
Obrigada eu, Rui. Adorei o vídeo. : )
Graellsia a 8 de Fevereiro de 2012 às 23:05
Eu sempre adorei broa! Em miúda, costumava ir a um cinema que tinha ao lado uma padaria maravilhosa. Em vez de pipocas, ia para o filme cm um enorme naco de broa! :))
Já experimentei em casa mas há algum tempo e confesso que não fiquei maravilhada com o resultado. Tenho cá farinha de milho branco, vou experimentar novamente.
:)
Parabéns, ficou linda!
Bjs
Susana Gomes (Gasparzinha) a 10 de Fevereiro de 2012 às 20:03
Susana, esta é uma receita simples de broa, que joga apenas com dois tipos de farinha. E não estou realizada. Ainda tenho muito que evoluir para conseguir uma receita que me traga aquela memória da infância.
Graellsia a 11 de Fevereiro de 2012 às 22:41